''28 E será que, se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.'' Deuteronômio 28.
Eu não sei se você leitor está familiarizado com os dez mandamentos revelados a Moisés no tempo em que ele procurava livrar o povo de Israel da servidão aos Egípicios. Os dez mandamentos foram criados para a correção e ensinamento ao povo de Israel.
Israel era um povo rebelde, mas também um povo sofrido, estavam sendo duramente escravizados e seus clamores mediante há tanto sofrimento chegou aos ouvidos de nosso Senhor Jesus Cristo. Foi então quando Jesus escolheu Moisés para guiar e livrar este povo das mãos do Egito.
Hoje nós também somos escravizados, claro que de forma diferente daquela época. Nossas prisões e ataduras vem em outro contexto. Também passamos por tremendas adversidades, adversidades essas que escravizam nossas almas.
Nossos sofrimentos são os mais diversos, não nos convém mencioná-los aqui, mas quem está passando, bem o sabe. Sendo assim, os mandamentos foram deixados e também podem ser usados para meditação e até livramento nos dias de hoje.
Todos nós devemos observar as leis de Cristo. Devemos gravar estas leis em nosso coração, não só as memorizar, mas tentar praticá-las. Sabemos que a teoria na prática sempre nos é mais difícil, mas seguir estas leis lhe trará incontáveis benefícios, bem aventurança única que somente Deus o sabe.
Em outras postagens futuras falaremos sobre cada mandamento em detalhe, para que possamos melhor entende-los e aprender como aplica-los às nossas vidas e dia-a-dia. Porém hoje deixo os mesmos aqui para sua própria meditação.
Atente-se as linhas a seguir, para aspirarmos que um dia, o mais próximo possível, possamos seguir a lei de Cristo e estarmos um passo à frente de uma sincera comunhão e verdadeiro relacionamento com Deus.
- Não terás outros deuses além de mim.
- Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor,o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos.
- Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.
- Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor,o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.
- Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor,o teu Deus, te dá.
- Não matarás.
- Não adulterarás.
- Não furtarás.
- Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
- Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença.
A leitura das leis de Deus pode ser lida no livro de Êxodo, capítulo 20, deixei aqui de forma mais simplificada para melhor vizualização e entendimento, mas se houver a oportunidade e se sua Bíblia estiver próxima à você, abra-a e medite nesses versículos.
Comments
Post a Comment