''E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança...'' Gênesis: 1:26.
''36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
38 Este é o primeiro e grande mandamento.
39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
40 Destes dois mandamentos depende toda a lei e os profetas.'' Matheus 22:36-40.
Embora seres humanos tenham sido criados à imagem e semelhança de Deus, devemos nos recordar que infelizmente não somos perfeitos, ao contrário, estamos bem longe de alcançarmos a perfeição, apesar de existirem aqueles que á busquem, a perfeição jamais poderá ser atingida, acima de nós e de todas as coisas na face terra, está Deus, e somente ele é perfeito.
Mas mediante á todas as nossas falhas e imperfeições, como amar ao próximo ?
Bem, o homem é composto de erros, é nossa natureza errar, mesmo quando tentamos acertar também erramos, porém o mandamento deixado por Deus sobre amar ao próximo, jamais deve ser descartado, é um dos mais importantes mandamentos e se você encontrar um meio de segui-lo, você estará um passo de se tornar um ser humano melhor.
Seguir este mandamento e tentar aplicá-lo á nosso cotidiano é mais difícil que parece. As pessoas tem se tornado cada vez mais egoístas, gananciosas... O amor tem se esfriado até mesmo entre familiares.
Esse amor ao próximo citado por Deus, não inclui apenas amar nossos pais e família, mas amar até mesmo quem não conhecemos. Isso mesmo. Parece estranho amar a quem não conhecemos, mas é possível, você sabe como? Vou lhe explicar:
Amar alguém vem de dentro, direto da alma, do coração. Amar é ter empatia pelo próximo, se colocar no lugar do outro. Por exemplo, ao andar na rua e ao avistar um morador de rua, você já parou pra pensar se fosse você ali no lugar dele?
Já pensou na miséria enfrentada pelo mundo, por exemplo, pessoas vivendo sem ter o que comer, já pensou se fossem seus filhos? Como você se sentiria? Que dor ao ver que não pôde prover a seus filhos o alimento necessário para sobreviver.
Amar ao próximo é pensar antes de agir maliciosamente ou antes de dizer uma palavra que possa machucar.
É ver o outro em apuros e mesmo sem recursos, ou com o pouco que tiver, tentar ajudar.
Amar ao próximo não é apenas doar quantias generosas ao pobre; é não se acostumar a ver a injustiça e manter-se calado e sem ação.
Amar alguém consiste de pequenos atos, as vezes simbólicos, mas que farão alguém feliz. Pode ser um abraço apertado em um momento de tristeza, ou palavras confortantes mediante uma perda, um convite para a igreja que você frequenta, uma amizade verdadeira, uma preocupação em que o outro também esteja feliz, mesmo que você não esteja naquele momento. Amar alguém é alegrar-se de suas conquistas.
Eu sei que pode soar duro, mas se colocar no lugar do outro pode mudar muita coisa. Se mais pessoas fossem dotadas de compaixão, muitos seriam ajudados, por que não precisa muito para mudar a vida de alguém.
Eu gostaria de convida-lo hoje, a começar esta nova prática em sua vida: Pensar nos demais.
Observar alguém não para julga-lo, mas para entender o que ele ou ela está passando. O porquê do olhar tristonho naquele dia, ou daquele sorriso largo.
Pratique isso em seu local de trabalho, estabeça conexões não por interesse, mas por amor. Você descobrirá que debaixo de todas as nossas imperfeições existe um ser bem simples, esperando ser entendido.
Se você começar a praticar o amor ao próximo, você também será mais amado, acredite. Quando fazemos algo sem esperar nada em troca, recebemos aquilo que doamos em dobro, somos preeenchidos de sentimentos maravilhosos e inexplicavéis, o amor habita em nós e é abundante, apenas deixamos ele escondido, mas quando começar a usá-lo, ele vai aumentar e contagiar todos á sua volta.
Faça o bem a alguém, alegre-se quando ver o outro feliz. Na vida tudo é um hábito, tudo se acostuma, então que seja essa a hora de se acostumar a amar, até mesmo aqueles que não nos amam, até mesmo aqueles que nos machucaram algum dia. Se fomos criados à imagem e semelhança de Deus e ele tanto nos amou, entao amemos uns aos outros nós também.
Confira também: Devemos primeiramente amar a Deus
Comments
Post a Comment