Report Abuse

Labels

Skip to main content

Exortação à obediência

Como obedecer a Deus /Umsaltodefe


''Pois o mandamento é lâmpada, a instrução é luz, e as advertências da disciplina são o caminho que conduz a vida.'' Provérbios 6:23 

Como obedecer a Deus?

  • Introdução
  • A obediência devida a Deus 
  • A importância da fé no desenvolvimento da autodisciplina
  • Sendo obediente
  • Não tenho autodisciplina para seguir os mandamentos de Deus
  • Reconhecendo nosso erro
  • Deus prepara aquilo que necessitamos para o servir corretamente
  • Conclusão


Introdução

 Desde pequenos somos educados a sermos seres disciplinados.  A disciplina caminha conosco desde o berço até nossa vida adulta. 

Quando crescemos e já sabemos diferenciar o certo do errado, regras nos são apresentadas e mais uma vez devemos ter disciplina para segui-las. 

O único problema que muitos enfrentam é a falta de autodisciplina. Isso não foi aprendido na escola e não é algo que realmente aprendemos de alguém. 

A autodisciplina vem de si mesmo, somente você pode se cobrar e encontrar a disciplina necessária para correr atrás de seus sonhos. 

Quando falamos de Deus e suas regras e o que verdadeiramente o agrada, sempre envolvemos a auto-disciplina. Porque seguir a Jesus requer muito disso. 

''Além do que tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos: não nos sujeitaríamos muito mais ao Pai dos espíritos para vivermos?

Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.''    Aos Hebreus 12:9-10 


A obediência devida a Deus

A devida obediência a Deus parte de nossa consciência. Jesus nos deixou suas regras, seus mandamentos, seus livros, sua palavra, seu espírito, sua direção, tudo em favor de nossa obediência. 

Portanto, se queres seguir a Jesus Cristo deves ter a disciplina necessária para seguir seus mandamentos. 

''Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nela dia e noite, para que tenhais cuidado de fazer conforme a tudo quanto nela está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e então prudentemente te conduzirás.'' Josué 1:8

Somente sendo seres obedientes poderemos então caminhar com Deus, ouvir sua voz, entender sua vontade para conosco e de fato segui-lo.


A importância da fé no desenvolvimento da autodisciplina  

 Seguimos aquilo que acreditamos, não é verdade? 

Acreditar em Deus é algo essencial e primordial para o desenvolvimento da disciplina.

 Imagina que você procura uma dieta low carb para emagrecer: então o que você faz? 

Você coleta o máximo de informação possível e você também busca ver os resultados que essa dieta possa lhe trazer, porque? 

Por que você precisa ver os resultados para passar a acreditar que aquela dieta funciona. 

A partir do momento que você passa a ter fé naquela dieta, você então decide criar a devida disciplina para segui-la e obter os resultados desejados. Por isso, com Jesus não pode ser diferente. 

Eu estou aqui para lhe dizer que Jesus vai lhe trazer resultados extremamente positivos para todos os seguimentos de sua vida. 

Mas, como tudo na vida, precisamos de força de vontade e disciplina para servir a Deus e andar nos caminhos em que ele te colocar. 

''Ora, sem fé é impossível agradar-lhe: porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.'' Aos Hebreus 11:6


Sendo obediente

Depois de entender quão importante é a fé em Deus, podemos então começar a dar nosso melhor na tentativa de sermos seres obedientes. 

Eu digo tentativa, porque ninguém é 100% obediente, e nem sempre conseguimos alcançar nossa própria expectativa, mas Cristo sabe que somos falhos, errantes e ele também entende e reconhece nossas boas intenções e força de vontade. 

A obediência a Deus é assim: Tentarmos ao máximo andar debaixo das leis de Cristo, guarda-las no nosso coração e termos autodisciplina para continuar seguindo essas leis mesmo que ninguém nos cobre. 

Ser obediente a Deus é fazer tudo que ele nos ordena, mesmo não sendo capaz de entender o propósito daquilo. 

''Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?''  Aos Hebreus 12:7

Não questionar o trabalhar de Deus, não reclamar das provações, mas obedecer a Deus mediante as vitórias, e também quando em tribulações. 


Não tenho autodisciplina para seguir os mandamentos de Deus

Se você ainda não consegue seguir os mandamentos de Cristo, Obedecer a vontade de deus para você, ou quem sabe, não consegue seguir o que Deus coloca em seu coração, você não está caminhando com Deus, e é essencial dar a Deus, a devida obediência para que ele seja presente em sua vida. 

Sendo assim, você deve meditar com frequência nas leis de Cristo. 

Você deve ouvir com cautela quando Jesus tocar em teu coração para não fazeres algo que não agrada a Deus.

Quando erramos, nossa consciência nos acusa, essa é a voz de Deus falando em teu coração que você o desobedeceu. 

Depois de meditar nas leis de Cristo, busque a Deus em oração e peça a ele disciplina. Ele mediante sua tentativa de vencer suas tentações lhe ouvirá. 

''Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.'' Aos Hebreus 12:8

''Filho meu, guarda as minhas palavras, e esconde dentro de ti os meus mandamentos.
Guarda os meus mandamentos, e vive; a minha lei, como a menina dos teus olhos.'' Provérbios 7:1-2




Reconhecendo nosso erro

Não é certo persistir em um mesmo erro, pedir perdão a Deus, voltar a cometer o erro, e fazer disso um círculo vicioso. 

Devemos de fato persistir, não no erro, e sim, em oração. 

Desobedecer a Deus é uma tentação contínua em nossas vidas, por isso, orar também deve ser algo frequente. 

O arrependimento deve também estar em seu coração. Você deve verdadeiramente se arrepender daquilo que não agradou a Deus, para somente então, obter perdão da parte de Deus e começar em páginas novas e limpas. 

Uma vez que reconhecemos nosso erro, e nos arrependemos dele, Jesus nos perdoa e mais uma vez nos concede a oportunidade de andar debaixo de suas leis. 

''Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.'' I João 1:8-9

Deus prepara aquilo que necessitamos para o servir corretamente

Temos que reconhecer nossos limites e capacidade. Muitas coisas estão fora de nosso controle, mesmo assim, Deus sempre nos dá este espaço, ele nos entende e nunca espera de nós algo que não o podemos dar. 

Antes que Deus nos peça algo de nossa parte, ele nos proporciona tudo que precisamos para fazer aquilo que ele quer de nós. 

Portanto, se Deus deixou registrado tais mandamentos, saiba que eles foram feitos de modo que o homem, mesmo mediante suas imperfeições fosse capaz de cumpri-los. 

''Porque este mandamento, que hoje te ordeno, te não é encoberto, e tão pouco está longe de ti.
Não está nos céus para dizeres: quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o façamos? 
Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca e no teu coração para a fazeres.''
Deuteronômio 30:11-12-14

Deus não nos acusa, antes, nos julga justamente, levando em consideração tudo que passamos no momento. 

Ele considera tudo que somos e enfrentamos e sempre está do nosso lado, porque Jesus está aqui para na verdade, abençoar aqueles que procuram segui-lo, por isso, recebemos dele todo tipo de apoio, a fim de alcançarmos o nosso bem e também a nossa salvação.

Conclusão

A obediência só existe mediante a fé em Cristo e nossa autodisciplina. Sem a obediencia não somos capazes de manter um relacionamento com Deus, porque servir a Deus consiste em seguir a ele e todos os valores por ele cultivados. 

''Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho.''                  Aos Hebreus 12:6

As regras existem para entendermos até onde podemos ir, são como nosso guia. são as leis que nos ajudam a reconhecer quando pecamos. Se não houvessem leis, não haveria pecado, e se não houvesse pecado, não haveria possibilidade de obter perdão. 

O mais importante é entender que as leis foram deixadas por Deus para nos livrar do pecado e assegurar a salvação de nossas almas. 

''E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.''     Aos Hebreus12:11




Comments