Report Abuse

Labels

Skip to main content

O Desenvolvimento da Fé

É preciso exercitar a Fé?/Umsaltodefe.com

  • Introdução
  • É preciso exercitar a Fé?
  • Como se exercita a Fé?

  • O que exercita a Fé 
  • As adversidades nos aproximam de Deus 
  • Fortificação da fé
  • A fé inabalável
  • As vitórias exercitam a gratidão
  • Conclusão


"Em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: passa daqui para acolá - e há de passar; e nada vos será impossível.'' Mateus 17:20 


Introdução 

As vitórias alcançadas ao longo de nossa jornada são de fato prazerosas. E temos muito mais apreço por vencer do que por perder. Ninguém gosta de decepções, descontentamentos... Porém quando se trata de nossa fé é também necessário exercita-la. 


É preciso exercitar a fé? e 

Como se exercita a fé?


O que exercita a fé

As adversidades. Exatamente isso. São elas que nos ajudam a crescer na fé. 

Todos os problemas que enfrentamos, todas nossas desilusões, desafios, provas, cada gigante que derrubamos tem apenas um só propósito: Desenvolver a nossa fé, ou seja, fortifica-la. 


As adversidades nos aproximam de Deus 

Quando passamos por momentos difíceis tendemos a nos aproximar de Deus. Reparem que buscamos muito mais a Deus, quando em momentos de dificuldade. 

Buscamos a Deus para obtermos ajuda para certo problema, respostas para alguma questão complicada, ou quem sabe nos tornamos para Deus quando também necessitamos de consolo. 

Mas, poucas vezes quando entramos em um estado estável em nossas vidas, buscamos a Deus com tamanha frequência, a fim de apenas agradece-lo. No entanto, que se faça aqui uma ênfase da devida importância de buscar a Deus tanto em nossas adversidades, quanto nas solenidades. 

Faça você mesmo uma pequena observação, um estudo sobre seu próprio comportamento e poderás comprovar que em seus mais duros momentos buscastes mais a Deus. 

Isso é totalmente normal uma vez que nos sentimos paralisados diante de certas situações buscamos o sobrenatural socorro, vindo somente de Deus. 


Fortificação da fé

Agora que já entendemos que as adversidades nos aproximam de Deus, passamos a entender também, o porquê de sua existência. 

Se fossemos o tempo todo felizes, e se fossemos capazes de resolver nossos mais duros problemas sozinhos, quando incluiríamos nós Deus em nossas causas e vidas? 

Nos conhecendo bem, pouco o incluiríamos. É bom ser independente, e sentir-se autosufuciente . É difícil reconhecer que não somos capazes sozinhos, que necessitamos de ajuda. 

Por isso, as adversidades existem e elas além de exercitarem nossa fé, também a fortificam. Precisamos aprender a não fraquejar em momentos de tribulação a fim de não nos desviarmos dos caminhos que Deus traçou para nós. 

Por isso há uma imensa importância em termos uma forte, e inabalável fé. 

"Ora, a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos." Romanos 8:24-25


A fé inabalável

Uma fé dessas meus caros, só se alcança com muito sofrimento e com provas das mais diversas. Somos provados dia após dia, somos lapidados por nossos problemas. 

Por isso aquele que serve a Cristo, este, principalmente é mais provado ainda. Porque este que é crente necessita crer naquilo que não se vê. Necessita se jogar de cabeça e obedecer cegamente às ordens de seu criador. Alguém assim, só alcança isso se tiver sua fé fortificada e completamente desenvolvida.

Se sua fé não estiver totalmente desenvolvida, qualquer ventinho que bater lhe derrubará, uma fé fortificada, porém, sobreviverá até aos mais fortes dos furacões.

Por isso, alegre-se quando fores tentados, quando fores desafiados, e quando enfrentares as mais diversas adversidades, pois quando pensamos que estamos fracos, estamos na verdade desenvolvendo e fortificando-nos na fé. 

"E nâo somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tibulação produz a paciência. E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. Romanos 5:3-4

Leia também: Um testemunho sobre fé e positividade


As vitórias exercitam a gratidão

As vitórias, no entanto, não desenvolvem nossa fé.

Isso porque as vitórias tem sim seus efeitos positivos que condizem em aumentar por vezes, nosso ego, nosso orgulho e nos fazem sentir mais corajosos e independentes. Todas estas características não fazem parte de uma fé inabalável. 

As vitorias nos deixam em grande parte gratos. Quando alcançamos algo que muito desejamos, nos sentimos agradecidos. 

E este é o verdadeiro sentido e proposito das vitórias. Deus as coloca em nosso caminho para que possamos reconhecer e engrandecer o seu santo nome. 

Vencer é muito prazeroso, mas não nos ensina a depender de Deus, diz a bíblia que para entrar no reino dos céus temos que ser como crianças, e uma criança é totalmente dependente dos pais, assim também devemos nós sermos, totalmente dependente de nosso pai que está nos céus.

"Cantai ao Senhor um cântico novo, porque ele fez maravilhas, a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a vitória.'' Salmos 98. 

Leia também: Mais agradecimentos, menos reclamações


Conclusão

Tudo na vida tem um propósito. O trabalhar de Deus é sempre um mistério. Porém necessitamos da fé para permanecermos firmes na rocha que é o Senhor. Se nos desviarmos desta trilha e do plano criados por Deus, simplesmente nos perderemos. Ou talvez nos dispersaremos e o afastamento do caminho da verdade leva a perdição de nossas almas para as coisas terrenas, carnais e não as coisas eternas. 

Não apenas se fruste com seus problemas, busque entender o porquê estás passando por aquilo. Necessitarias de mais fé? Precisarias aprender ou aperfeiçoar algo em sua vida? necessitarias desenvolver alguma virtude que ainda não possuis?

Pense a respeito e tente olhar para seus desafios com os olhos da fé. Assim, você alcançará o propósito que Deus tem preparado pra ti. 


 ''Porque a nossa leve e momentânia tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; não atentando nós nas coisas que se veêm mas nas que não se veêm; porque as que se veêm são temporais, e as que não se veêm são eternas.''          II Coríntios 4:17-18


Você também pode se interessar por: 








Comments