Report Abuse

Labels

Skip to main content

Diferenças não são defeitos



Diferenças não são defeitos/umsaltodefe

"E o que a si mesmo se exaltar será humilhado, e o que a si mesmo se humilhar será exaltado." Mateus 22:12


Por que aceitar as pessoas como elas são?


  • Introdução
  • Nossas diferenças é o que nos torna seres únicos
  • As diferenças trazem aprendizado
  • Devemos celebrar nossas diferenças
  • Não tente se enquadrar
  • O que acontece quando nos aceitamos
  • Aceitando os demais como realmente são
  • Conclusão


Introdução 

Almejamos sermos aceito em uma sociedade extremamente exigente. Sociedade essa que impõe suas ideias e valores controversos, de modo que nos obrigue a agirmos e pensarmos como os demais. 

Buscamos aprovação em uma sociedade que julga sem escrúpulos e compaixão erros alheios não olhando os próprios. 

Já nascemos com padrões estabelecidos de como devemos ser e agir, padrões em que nunca nos enquadraremos por mais que tentemos, pois nunca estaremos ao nível de satisfação ao olhar do ser humano. 

O que a sociedade esquece, porém, é que existe algo muito maior do que tudo e todos, alguém que luta por causas verdadeiras, a mais pura justiça, aquele que tudo vê, aquele que tudo sabe. 

Não cabe a nós seres tão pequenos, sem visão alguma, julgarmos nosso irmão, muito menos decidir o que é melhor para o outro, ou simplesmente assumir que o que é bom para mim também será para o outro. 

Deus nosso pai aceita a todos como somos, nos criou e nos ama, ele sabe de cada qualidade e de cada defeito e devemos como seus seguidores aceitarmos nossas diferenças. 


''Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro, pois tu, que julgas, fazes o mesmo." Romanos 2:1

"Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes, sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós." Mateus 7:1-2


Nossas diferenças é o que nos torna seres únicos 

Somos todos joias raras, nenhum brilha mais que o outro, todos tem o mesmo brilho, no sentido que ninguém é melhor do que ninguém aos olhos de Deus, por isso quando a diferença do outro nos incomoda estamos na verdade desvalorizando aquilo que faz dele uma pessoa especial. 

Estamos desvalorizando o trabalho criado pelas mãos de Deus. 

Não aceitar a diferença alheia significa julgar-se melhor do que os demais, dando lugar ao orgulho que pra ser honesta com vocês leitores, é um sentimento muito perigoso, pois nos induz ao erro. 

"... e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas da graça aos humildes." I Pedro 5:5


As diferenças trazem aprendizado

O fato de sermos diferentes também tem relação com nossas experiências. Ninguém, absolutamente ninguém, passa pelas mesmas situações, uma mesma vida não é vivida por duas pessoas ou mais ao mesmo tempo. 

Cada vida é individualmente uma, assim como nossas almas. Isso é na verdade benéfico, porque desfrutamos da habilidade de aprender uns com os outros, impulsionando o progresso de uma sociedade como um todo. 

As diferentes formas de pensamento aumentam o angulo de uma visão, duas cabeças pensam melhor que uma certo? Porque ninguém pensa igual a ninguém. 

Por isso, ao observar as diferenças alheias, aprenda com elas. 

Se a pessoa dá mau exemplo ele lhe mostra o que não fazer e que tipo de pessoa não ser, mas se ela dá bom exemplo, ela lhe inspira, de qualquer maneira aprendemos. 

"Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores." Tiago 2:9


Devemos celebrar nossas diferenças

O mundo seria exatamente como a série do "Walking dead" se todos fossemos iguais. Não comeríamos um ao outro, mas seriamos assim, como mortos vivos, apáticos, sem voz, meros "mortos-vivos."

O que seria do mundo se não nos fosse permitido sermos quem somos? 

Já neste momento muitos vivem aprisionados. Aprisionados em si mesmos com medo de mostrarem quem realmente são em uma sociedade tão cruel que julga cada passo dado fora de ordem. 

A beleza do mundo é a variedade de cores, texturas, tamanhos. O mundo, os seres vivos e seres humanos, bem como a natureza são exemplos da tamanha inspiração de Deus. 

Deus é alguém dotado de infinita inspiração para poder criar tanta diversidade. Por isso, por honra e glória a nosso Deus e sua incrível criatividade, celebremos todos então nossas diferenças. 

Porque ela nos mostra a grandeza daquele que nos criou.


Não tente se enquadrar

Jamais, eu repito, jamais tente se enquadrar. Não seja como são, nem faça o que fazem. 

Seja você, apenas você. É imensamente mais fácil ser bom aos olhos de Deus do que aos da sociedade, sabia?

A sociedade nunca está satisfeita com nada. Ela procura preencher o vazio causado por seu próprio ego, que nada nem ninguém é bom o suficiente pra isso. 

Nosso Deus, porém, é o único que possui a capacidade de aperfeiçoar. Digo aperfeiçoar, preste bem atenção; não mudar. Isso mesmo, Deus nos aperfeiçoa tanto, que nos sentimos mudados, mas com ele somos e estamos na verdade melhores. 

Portanto, se você procura a aceitação de pessoas, você sofrerá muito. Elas nunca irão te aceitar, as mesmas pessoas não aceitaram Jesus que fora enviado pelo seu pai, não o entenderam e o crucificaram. Como você espera então que te aceitem?

Por isso nem ao menos tente. 

Aceite-se você mesmo, assim como você é; gordo ou magro, bonito ou feio, alto ou baixo, religioso ou não. Ame-se, pois Deus habita em você. Cuide-se, porque seu corpo é o templo de Deus. Somos a sua casa. 

"Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós, me aborreceu a mim. Se vós fosseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece.

... Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; mas se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa." João 15:18-19-20


O que acontece quando nos aceitamos

Quando finalmente aceitamos nosso verdadeiro eu, algo incrível acontece:

Nos tornamos mais humildes. Isso porque entendemos quão pequeno e quão falho somos, que todo orgulho e altivez de espírito vai embora de cabeça baixa, completamente envergonhado.  

Quanto mais rápido você se aceitar, mais próximo ficarás de Deus, porque um coração humilde agrada a Deus e Deus habita onde é bem-vindo, onde encontra lugar. 

Por isso, se o orgulho e altivez de espírito estiverem presentes, saiba que é chegada a hora de abandonar sentimentos que lhe afastam de Deus. 

"Se convém gloriar-me, gloriar-me -ei no que diz respeito a minha fraqueza." II Coríntios 11:30


Aceitando os demais como realmente são

Pratique você também aceitar o próximo como ele é. Mesmo que ele pense e seja diferente de você, não o julgue, não o crucifique. 

Existem muitas pessoas boas por aí sendo menosprezadas e mal interpretadas. Você não conhece o que as pessoas passam. 

Você não viveu a vida delas. Por isso, não zombe daquele que é diferente, não contenda com aquele que a teus olhos é estranho em comportamento. 

Aceite-o. Você também não é perfeito. Você também tem seus costumes e maneiras estranhas. E mesmo você sendo quem é, Deus não te ama? Deus não te aceita? 

Se Deus te aceita, é para que você também aceite os demais.  

"Não julgueis segundo as aparências, mas julgai segundo a reta justiça." João 7:24


Conclusão

Estamos verdadeiramente de passagem aqui neste mundo. Nossa vida é breve. Um mundo melhor não começa de um dia para o outro, e nenhuma transformação acontece da noite para o dia.

 Mas eu realmente acredito que podemos coexistir de maneira pacífica e feliz, se pararmos de julgar ao próximo, e buscarmos um maior entendimento das coisas que vem de Deus. 

Cultivar preconceitos e teses surreais, padrões que nem mais se enquadram a esta era é extremamente prejudicial a convivência social. 

Por isso, deixemos de lado nossas diferenças, e que possamos todos sermos unidos em Cristo como verdadeiros irmãos. 

Amém. 

"Assim que não julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão. 

...Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para e edificação de uns para com os outros." Romanos 14:13-19







Comments