"Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens." Marcos 7:8
- Introdução
- A separação entre Deus e a religião
- A diferença entre Deus e a religião
- A função das igrejas
- O encontro com Deus
- Conclusão
- O que é religião
Introdução
Bom dia caros leitores.
Me demorou certo tempo para encontrar Deus.
Em minha infância o via sempre presente de alguma forma. Depois em minha adoslescência achava que ele estava na igreja. E pensava que toda vez que eu fosse a igreja o encontraria lá. Eu não estava totalmente errada, de certo Jesus também ali estava, mas a verdade é que ele está em todos os lugares.
Não podemos pensar que "ah, ele está ali", ou "ele está aqui... "Assim limitamos um ser onipresente e tão poderoso, dotado de tanta sabedoria como nosso Senhor.
Depois de um tempo, olhava para algumas pessoas que frequentavam a igreja e costuma pensar: "Esta mulher está com Jesus, ou este ou aquele tem Jesus."
Somente mais a frente, percebi que estava terrivelmente enganada. Entendi que certas pessoas que eu julgava ou que aparentavam conhecer a Deus, pouco sabiam sobre ele, e para minha surpresa, estavam muito distantes de Deus.
A separação entre Deus e a religião
Deus não tem nada a ver com religião.
Primeiramente para entender melhor o tema "Deus" e verdadeiramente encontra-lo, devemos separar a religião de Deus.
Em geral as pessoas confundem os dois, o misturam de forma que o significado de ambos se perde.
É importante ressaltar que a religião impõe certas condições para que uma pessoa se torne parte dela, dificultando um encontro com Deus.
Nos apegamos a costumes e rituais que não tem nada a ver com o que Deus requer de nós.
Muitas religiões nos impõem expectativas impossíveis de serem atendidas, abrindo caminho para pecados e tentações. Como por exemplo, se uma das regras religiosas for nunca beber bebidas alcoólicas, mesmo que moderamente, o fato de saber que não posso beber, já me prevenirá de participar desta religião. Ou se já sou participante dela, a cada vez que falhar em não cumprir esta regra, me encherei de culpa, achando que cometi um pecado horrível, e a verdade é que a culpa nos afasta de Deus.
Deus, porém, quando enviou seu filho, o enviou para nos libertar das algemas que as religiões nos colocavam.
Ele veio nos libertar de crenças e costumes que não tinham nada a ver com sua verdadeira filosofia.
Por esta razão, existe um buraco enorme que separa Deus da religião.
Em outras postagens abordaremos mais este tema.
A diferença entre Deus e a religião
A grande diferença é que não existem pré-requisitos para servir a Deus. Ele não nos pressiona de forma alguma a sermos seres perfeitos. Ele mais que ninguém conhece nossas falhas e fraquezas. Ele nos entende de forma que a religião jamais poderá.
Deus não nos condena, quando o encontramos ele nos aperfeiçoa de forma justa e sábia. Ele nos aceita como somos, enquanto a religião pode e vem causando separações entre os seres humanos.
Jesus é a união, não a separação. Independente de qual religião sou participante isto não me torna melhor do que ninguém.
Ao fim, o que realmente importa a Deus é o nosso coração. porque se nosso interior estiver puro, nossa bondade e pureza serão refletidas em nossas ações.
"Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem." Marcos 7:15-16
"Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem." Marcos 7:21-22
A função das igrejas
A verdadeira função das igrejas deveria ser pregar o evangelho de forma a ajudar um ser -humano a conhecer a Deus. Através das escrituras sagradas estar ciente de todas as coisas feitas por Deus e sua filosofia de vida, ou seja, no que ele acreditava. Ele não acreditava em religiões, rituais, ou regras, mas sim em seu pai o todo poderoso, e pregava que se fossemos bons servos, o pai seria o suficiente.
"Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens." Marcos 7:7
Por isso quando colocamos tantas leis, tantas regras, tantos rituais, seguir a tudo isso enquanto este mundo cresce e se desenvolve a todo vapor, fica muito difícil dedicar tempo a Deus.
porque pensamos que dedicar tempo a Deus é ir a igreja. E isto não é verdade.
Devo Frequentar a igreja?
Não é isto que este texto que dizer. Você pode sim ir à igreja. Sempre que quiser, desde que entenda que todos estes requerimentos vêm do homem, não de Deus. Entenda, que Deus requer de você apenas que você busque e ame a ele, pois se você o buscar e o amar de todo o teu coração, ele cuidará de todo o resto.
Agora, isso não inclui usar ou não calça, apenas saia, pintar ou não as unhas, cortar ou não o cabelo, beber bebidas alcóolicas ou não., isso não tem nada a ver com servir a Deus.
Não vá, pois, se escandalizar, seja modesto (a), use de discernimento para saber como agir com as pessoas e situações, sejas simples, cuide para que o ego ou outra força alguma te domine. Não permita que nada te escravize, inclusive a religião.
Deus é a verdade, e a verdade nos liberta, não nos aprisiona de forma alguma.
tendo isso em mente, cuidando para que as necessidades de Deus e o que ele valoriza seja cumprido, você frequentará sua igreja com um pensamento mais em Deus do que em sua religião.
"Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim."
Marcos 7:6
O encontro com Deus
O encontro com Deus só acontece quando nos despimos de tudo que a sociedade colocou em nós durante muitos anos, incluindo certas manias que adquirimos de nossos pais. Se as coisas que nos moldaram durante todos estes anos não condizem com o propósito de Deus então essas convicções, crenças, manias, devem ser abandonadas.
Não existe apenas uma maneira correta de fazer as coisas, existem várias maneiras corretas de se fazer as coisas, e Deus que tem tanta criatividade entende a importância de não nos limitar. Quando rotulamos coisas, quando julgamos, quando estabelecemos regras não realistas, freamos criatividade e pensamento crítico.
Deus quer que você pense por si mesmo, ele quer discernimento, ele quer que você use de suas instruções e conselhos para encontrar a saída, a resolução. Ele quer sua autonomia para tomar decisões, ele quer livre arbítrio, que você o escolha deliberadamente, não por medo, mentiras e ameaças.
Ele já te escolheu. Agora cabe a você fazer a sua escolha.
Quando tomamos a decisão de não mais sermos controlados por aspectos externos, e passamos a sermos seres livres de crenças totalmente desnecessárias que antes nos influenciavam. Somente abandonando este monte de coisas que pensávamos ser verdade encontramos o Criador.
Ele então nos torna mais participantes de suas filosofias, pois ele passa a operar em nossas vidas, de forma perceptível. Ele nos transforma em seres cada vez melhores.
Aos olhos dos demais seremos estranhos, as pessoas vão zombar de você, vão te criticar, mas o mundo rejeita tudo aquilo que não segue suas normas, mas Deus acolhe os seus.
Conclusão
Nem mesmo a religião poderá lhe ajudar a encontrar Deus. Somente o esquecimento de tudo que foi aprendido até hoje te aproximará de Deus. Deus nos quer como crianças, uma criança está em fase de aprendizado, é assim que somos perante Deus.
O princípio do aprendizado é o questionamento. Se você se questionar e questionar aquilo que o mundo te propõe e te propôs durante tanto tempo, e buscares respostas para todas as perguntas, você está no caminho da verdade.
Somente aqueles que buscam a verdade, encontram a Deus.
Por isso, se você ainda não encontrou a Deus, comece olhando para dentro de si. Questione-se baseado nos conselhos deixados nas escrituras sagradas, compare se a forma como ages agora é coerente com as coisas pregadas por Jesus. Se encontrares incoerências, não desanimes, todos erramos. Estamos todos em fase de aprendizado.
O importante é manter uma comunicação frequente com Deus, e ele vai te aperfeiçoando ao longo do caminho.
Comments
Post a Comment