Report Abuse

Labels

Skip to main content

A arte do discernimento

 

A arte do discernimento/Umsaltodefe

"Ora, o homem natural não compreende as coisas do espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las por que elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido." I Coríntios 2:14-15


A arte do discernimento


  • Introdução
  • O poder do discernimento
  • O discernimento vem de Deus
  • Distinguindo o bem e o mal
  • Como adquirir discernimento
  • A falta de discernimento é perigosa
  • Não sei distinguir se vem de Deus ou não
  • Conclusão
  • Significado da palavra discernimento



Introdução

Boa Noite Leitores!

Tenho refletido muito sobre a verdade e a dificuldade que o mundo tem em aceitá-la. Já escrevi um texto para ajudar você leitor a aceitar a verdade, para que seus olhos passem a enxergar. 

Lhes escrevi outro texto falando sobre a aceitação do bem. Estes dois textos estão extremamente conectados com o discernimento. 


   Aprendendo a aceitar a verdade,    Aceitando o que é bom


Por isso, caso o discernimento lhe seja um tópico de interesse, lhes aconselho que também disponibilizem um tempo para ler os textos citados acima; até mesmo para uma maior compreensão deste assunto de grande importância na vida de um ser humano. 


O poder do discernimento

talvez não percebamos, mas o discernimento é importantíssimo em nossas vidas. E sim, ele tem incríveis poderes que podem mudar a sua vida, tanto para o bem, quanto para o mal. 

Quem tem discernimento carrega em suas mãos uma arma poderosa, quando sabemos como usá-lo é quase que o segredo para uma vida completa e feliz. 

O contrário, porém, pode ser muito perigoso. 


O discernimento vem de Deus

Deus é um ser poderoso, e tudo que ele nos providencia causa impactos imensuráveis. Jamais podemos menosprezar a Deus, porque ele criou tudo com perfeição, e tudo com um propósito. 

O discernimento existe como uma arma que nos ajuda a distinguir o bem do mal. 

Se o mau fosse tão parecido com bem e gerasse frutos bons, como então saberíamos reconhecer um do outro?

Por isso Deus fez um oposto ao outro, para que com a ajuda do discernimento, pudéssemos reconhecer o bem e seguir por este caminho. 

Não nascemos com discernimento. E como tudo relacionado ao aprendizado na vida, o discernimento também requer um treinamento para conseguirmos utilizá-lo efetivamente. 

Por isso, se não praticamos, se não sabemos que ele ao menos existe, bloqueamos por completo o poder de distinção entre o bem e o mal. 


Distinguindo o bem e o mal

Parece simples e meio que automático pensarmos que alguém escolheria o bem, mas não é assim. Não temos a noção das consequências de nossas escolhas e jamais teremos, simplesmente porque nós não sabemos o que ocorrerá no futuro. 

Por mais que nossos pais nos ensinem o bom caminho, ainda sim fazemos escolhas erradas e prejudiciais. Uma pessoa que se envolveu com drogas, por exemplo, não tinha ideia do quanto aquela decisão afetaria sua vida de forma tão drástica. Esta pessoa não teve o discernimento necessário para ao menos calcular o risco que ela teria em se tornar um viciado. 

Por isso, mesmo pessoas com uma boa educação familiar, pode sim tomar decisões sem volta. 

Quando fazemos uma escolha por mais inofensiva que ela pareça, tal escolha vai mudar algo em nós e em nossa vida, por menor que seja, a melhora ou o dano, esta escolha vai mudar algo. 

Essa mudança nada mais é que uma reação do mundo a seu redor á determinada ação que você tomou. Por isso ouvimos dizer que no universo toda ação tem uma reação, é exatamente assim. 

Quando você não se move o que acontece? Você fica parado. É bem simples, não? 

Mas, quando você se move, tudo se move com você. 

E toda ação provoca mudança. Se sua ação for positiva, produz mudanças positivas, se ela for negativa, produz mudanças negativas. 

"O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores." Tiago 3:18

Desta forma leitores distiguir o bem do mal só seria fácil se soubéssemos o que aconteceria no futuro. Então veríamos que se tomassemos certa decisão aqui, no futuro nos prejudicaria, então nós não tomaríamos certas decisões. 

Por isso o discernimento vem de Deus, ele o criou, e só ele conhece o futuro. 


"O que é direito escolhamos para nós; e conheçamos entre nós o que é bom." Jó 34:4


Como adquirir discernimento

Então você se pergunta como adquirir discernimento? 

O discernimento só se adquiri, quando você aceita as coisas boas e recusa as más. 

Tudo que vêm de Deus é bom. Se você não reconhece o que é bom, como então aceitará?

Sendo assim, vamos poder adquirir discernimento se procurarmos conhecer o que é bom, e praticar os mesmos. 

O que é bom?

O amor é bom, a verdade, a humildade, a caridade, a alegria, a bondade, a honestidade, a paz, a serenidade, a sabedoria, a justiça, a fé, etc...

O que é mau? a soberba, a vaidade, a mentira, a confusão, o ódio, a injustiça,

prostituição, impurezas, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homícidios, bebedices, glutonarias, etc....

Bem, acho que deu pra vocês terem uma ideia, mas em geral, tudo que desagrada a Deus é mau. Tudo que traz frutos ruins, não provém de Deus. 

Porém tudo que produz bons frutos vem de Deus. Ou seja, se o resultado de tuas escolhas for sempre positivo, saiba que você tem discernimento para tomar decisões sensatas e que agradam a Deus.

"Diga aos justos que tudo lhes irá bem, pois comerão dos frutos de suas ações." Isaías 3:10 

Porque Deus sempre quer o melhor para nós, e nossas decisões devem refletir o desejo de prosperidade de Deus para nossas vidas. 

Se você está em caminhos de sofrimento, reflita sobre que decisão você tomou para que chegasse aonde está. Peça a Deus claridade e reflita sobre o que o levou até este ponto, descobrindo que ação iniciou esta reação lhe ajudará a mudar seu doloroso presente, lhe levando a caminhos mais alegres e não tortuosos. 


A falta de discernimento é perigosa

Quero enfatizar que a falta de discernimento pode causar danos irreversíveis. 

Sim, algumas decisões insensatas aqui e ali, quem sabe, conseguimos corrigir, ou ajustar. Outras decisões, mudam nossa vida de forma que não mais podemos reverter, e seus danos são eminentes. 

É importante, leitor que você esteja plenamente consciente de que você é responsável por suas próprias decisões, inclusive responsável pela consequência delas. Quando dotados de discernimento, não só tomamos decisões benéficas para nós mesmos, mas também consideramos o próximo. Uma decisão tomada com discernimento jamais prejudica o outro. 

Quando não estamos bem, este estado afeta aqueles que amamos. Afeta nossa família, nossos amigos. Pensamos que só nós sofremos, mas se estamos em estado crítico, seja qual for o motivo, aqueles que verdadeiramente te amam, sofrem com você. Por isso, quem não tem discernimento, também lhe falta consideração com os demais. 

A escassez desta tão boa ferramenta, traz danos impensáveis uma vez que não podemos adivinhar o futuro. Por isso, mediante até mesmo das mais simples decisões, pense com cautela, analise se o que você quer fazer não inclui trocar o bem, mesmo que somente por um curto estado de tempo. Porque se você faz o bem com frequência, mas de vez em quando ainda escolhe fazer o mau, ou algo que desagrade a Deus, você então ainda precisa aprender a arte do discernimento. 

"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo que o homem semear, isto também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. Gálatas 6:7-8  


Não sei distinguir se vem de Deus ou não

Se este for o teu caso, não se preocupe. Mantenha ou comece um contato frequente com Deus.

Estude sobre Deus, aprenda mais sobre ele, pratique aquilo que ele praticou. 

Se suas decisões ou atitudes fazem as pessoas a sua volta sofrerem, saiba que você está no caminho errado. Jesus não magoa ninguém, ele sempre faz é ajudar e trazer os injustiçados a sua justiça plena, os humilhados a sua merecida exaltação. 

Mas Deus jamais nos envergonha, jamais nos abate, e ele jamais destrói a vida daqueles com quem convivemos e amamos. 

Por isso, se você vem passando por momentos difíceis, ou tem feito alguém próximo a você sofrer, você ainda não tem a habilidade de usar o seu discernimento. 

Se você ainda não o possui, peça a Deus que deliberadamente nos dá tudo aquilo que nos edifica. 

O que é bom nunca vem encoberto. Ou mascarado. O mau sempre procura se camuflar e se fazer de bonzinho, mentimos para nós mesmos, para que possamos nos sentir melhor sobre certa decisão errada que foi tomada.

Se você tomou uma decisão que te envergonha, esta não foi uma boa decisão então. Não encobrimos aquilo ou aquele que faz o bem.

Reflita bastante sobre si mesmo, procure observar a si mesmo. E comece alterando tudo aquilo que perceber que não é bom, desta maneira você estará treinando seu corpo a distinguir o bem do mau. 

Por fim, ame-se. Aquele que ama a si mesmo, somente este, pode amar os demais. Aquele que ama a si mesmo, não faz nada que se auto prejudique, para o bem daqueles que também nos amam. Porém, não confundas amor-próprio com egoísmo, pois são coisas distintas. 

E ja assim, tão logo, serás uma pessoa melhor.


Conclusão

A capacidade de distiguir o bem do mau, não é tarefa fácil, uma vez que ja entendemos o quanto o mau se camufla. Porém, se verdadeiramente decidirmos nos consertar e sair dos maus caminhos, se nos propormos a mudar e começar a praticar o que é bom, sei que Deus verá teu esforço, verá tua mudança, e de fato lhe estenderá suas mãos para que regresses ao bom caminho, e aprenda a aceitar e reconhecer de uma vez por todas tudo aquilo que vem da parte de Deus. 

Deixo-vos com o significado da palavra discernimento:

1. capacidade de compreender situações, de separar o certo do errado.

2. capacidade de avaliar as coisas com bom senso e clareza; juízo, tino. 


"E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos se não desanimarmos."

 Gálatas 6:9






Comments