Report Abuse

Labels

Skip to main content

Aceitando o que é bom


Como aceitar o que é bom/umsaltodefe


"Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas." Efésios 2:10


Como aceitar o que é bom? 


  • Introdução
  • Aceitar a verdade
  • Mudança de comportamento, ou correção do mesmo 
  • Reconhecendo o que é bom
  • Praticando o que é bom
  • Deus é bom
  • Conclusão
  • Sugestão para leitura


Introdução

Na postagem anterior falamos sobre como aceitar Jesus verdadeiramente, e a conclusão foi de que aceitar Jesus é na verdade aceitar o que é bom, mas como de fato aceitar o bem precisa ser mais elaborado. 

A seguir vamos explorar mais tópicos voltados a uma maior compreensão de como aceitar o bem. 

Este texto é de extrema importância, porque muitas pessoas sabem o que é bom, mas ainda não aceitaram. 

No fundo sabemos quando erramos, no fundo sabemos sim, quando somos culpados, mas não queremos aceitar. 

Admitir nossa culpa é muito difícil, admitir o próprio erro mais desafiador ainda, estamos na constante busca em esconder nossas imperfeiçoes, muitas vezes nem queremos mencioná-las, mas encobrir coisas que te prendem é muito tóxico, especialmente a longo prazo. 

Por isso falando em coisas encobertas, o primeiro tópico será um dos mais relevantes. 


Aceitar a verdade

Caro amigos e leitores, não posso de verdade enfatizar o quanto isto é importante. Aceitar a verdade é o princípio de todas as coisas boas em sua vida. A verdade abre tantas outras portas que sua melhora como ser humano será notória. 

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida." João 14:6

Devemos aceitar a verdade exatamente como ela é. Ela pode ser feia, ela pode doer, ela pode não ser a verdade que eu gostaria ou esperasse, mas ela tem que ser aceita. 

Eu devo saber a verdade sobre mim mesmo. Se sou uma pessoa que se irrita fácil, eu devo reconhecer isso a meu respeito. 

Se sou arrogante, eu devo enxergar que sou arrogante, ou seja, aceitar, admitir o duro fato de que sou arrogante. Claro, uma vez que eu percebo que tenho esta imperfeição não vou me sentir bem, mas este desconforto me fará tomar uma atitude a fim de sanar este problema.

Porém, se eu percebo que sou arrogante e deixo passar... este tipo de comportamento vai continuar me afetando de maneiras que nem imagino. Vai mudar meu conceito sobre várias coisas, vai mudar minhas escolhas, e me envenenará até eu decidir aceitar minha própria realidade. 

As coisas que não queremos ver são como fantasmas que nos perseguem.


 Leia também: Como aceitar a verdade


Mudança de comportamento, ou correção do mesmo 

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." II Coríntios 5:17

Após ser capaz de ver e enfrentar minha própria realidade e minha verdadeira identidade, devo imediatamente implementar uma mudança de comportamento. 

Seja qual for a verdade descoberta, se eu não fizer nada a respeito de nada adianta. 

As verdades boas que descobri, devo trabalhar sempre em mim mesmo para poder cultivá-las. Já as verdades negativas sobre o meu eu, devo então começar um plano para mudar comportamentos que me farão mal no futuro.

Por isso, a ação é indispensável neste momento, ela deve ser o seu próximo passo para o ínicio da aceitação de tudo que é bom.


Reconhecendo o que é bom

Começar mudanças de comportamento pode ser extremamente difícil. Especialmente para iniciantes. Pessoas que não estão acostumadas, ou não gostam de mudanças, irão sentir uma enorme dificuldade, mas a semente do bem deve ser começada a ser plantada. Quanto antes, melhor. Aqueles que resistem a mudanças dificilmente conhecerão a Deus. 

Caso contrário, nos acostumaremos ao mal e quando o bem bater a nossa porta não seremos capazes de reconhecê-lo, se não reconhecemos o bem, nós então não o aceitaremos. 

"Eis que estou à porta, e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." Apocalipse 3:20

Você só estará mais apto a conhecer o bem se você já estiver praticando-o em vários segmentos de sua vida. 

Caso exista dúvidas sobre o que é bom, lhe aconselho ler a bíblia, pois nesse livro inspirado por Deus, ele claramente menciona tudo o que é bom, bem como tudo o que é mau, um opositor ao outro para que possamos saber qual caminho seguir. 

Por exemplo, sabemos que a mentira é algo ruim, e a mentira é o oposto da verdade, portanto concluímos que a verdade é o bem, e a mentira, o mal. O que devemos praticar então? Sermos seres honestos, verdadeiros, ou seres mentirosos? 

Acho que a resposta certa lhe ocorrerá logo tão rápido. 


Praticando o que é bom

Como mencionei antes, só aceitaremos o que é bom, quando finalmente começarmos a praticar o que é bom. Sem ação não há reação. Se eu não pratico o bem, isso só mostra o quanto eu ainda não o conheço. 

Vamos usar o exemplo bem simples ... Vamos dizer que você diz que gosta de café, mas você nunca viu café antes, nem nunca provou, nem nunca preparou um café em sua vida. 

Aí vem alguém e lhe oferece aquela bebida escura, quase preta, com um aroma peculiar e você não reconhece que aquela bebida é café. As chances de aceitar aquela xícara de café são pouco prováveis e você talvez nunca venha criar o hábito de preparar uma xícara de café em sua vida. 

O mesmo acontece com o bem. Quantas xícaras mais você irá recusar, simplesmente porque você pouco sabe sobre o bem?

Meus caros, se pouco sabemos sobre o bem, e sobre o que é bom, pouco sabemos sobre Deus. 

Jesus está lhe oferecendo barris de coisas boas, não só uma xícara, e você vem recusando tudo isso porque se recusa a mudar. 

Toma um gole daquilo que Deus tem para oferecer e você abundará. Aceita aquilo que vem das mãos do criador, porque tudo que ele nos oferece é o bem, mas nós não queremos aceitar. 

A verdade que recusamos e escondemos é uma recusa explícita de Deus. Deus é a verdade. Se você encobrir Deus na sua vida, tudo que é bom se perderá, porque quando encobrimos o bem o mal sobressai. Ele aparece, mas quando o mau aparece ele vem com frutos de destruição.

Ele vai destruir seu emocional, seu físico, e ele vai aparecer em todos os segmentos da sua vida. 

"O espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece: mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós." João 14:17

Talvez você esteja pensando: Mas eu não quis o mau, como então ele veio até mim?

Você não o escolheu deliberadamente, mas você o fez quando rejeitou o bem. 

Entenda que a rejeição do bem mesmo que involuntariamente já é a aceitação do mau. Por isso, se você rejeitou a xícara de café da parte de Deus, porque não reconheceu que vinha de Deus e que era o bem, saiba que você aceitou que o mau chegasse. 

Por isso lhes escrevo este texto. Para vos preparar de maneira que possam aceitar o bem o mais rápido possível, para que os resultados, ou seja, os frutos de suas escolhas sejam bons. 


Deus é bom

Ouvimos e lemos isso, Deus é bom o tempo todo, Deus é bom. Parece tão simples e compreensível. Mas tem mais nesta frase do que os olhos veem. 

Se Deus é bom, entendemos então que ele é o bem. Porque ninguém é bom se o bem não existir nele. Por isso, para que o bem passe a existir em nós devemos aceitá-lo. Em outras palavras, para que Deus (que é o bem) resida em nós, devemos aceitá-lo. Reconhecê-lo. 

Tudo aquilo que vem de Deus é o próprio Deus, porque tudo que vem de Deus é bom. Produz bons frutos. Produz frutos de paz, de bençãos, de alegria, de paciência, de bondade, caridade, humildade... e todas os valores que Deus cultiva. Os bons frutos geram novos bons frutos que geram novos, e assim por diante. 

"Mas o fruto do espírito é a caridade, alegria, paz, longanimidade, benigdade, bondade, fé, mansidão, temperança." Gálatas 5:22 

O que não vem de Deus gera frutos de pranto, de choro, ranger de dentes, mágoas, destruição, miséria, tristeza, e tudo que tem a ver com o mal. O fruto do mau, gera mais frutos de mau, que gera outros e outros frutos que corrompem e destroem o homem na terra. 

"Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impurezas, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias... Gálatas 5:20-21


Conclusão

De coração espero que vocês possam entender este texto. E que vocês possam discernir o que é bom daquilo que é mau, para que suas escolhas gerem apenas bons frutos. 

Nem sempre tomamos a decisão correta, porque nem sempre reconhecemos que aquilo veio de Deus, mas reflita nos valores deixados nas escrituras sagradas. Ali em Deuteronômio, nos é explicado tudo isso que vos disse hoje. Se você aceitar o bem, ele te encontrará, se aceitar o mal ele também te achará. 

Por isso, pense que tudo que vem de Deus renova a alma. Se sua alma estiver bem seu corpo também estará. Como sempre digo, servir a Deus, requer mudanças de nossa parte. Temos que nos parecer cada vez mais com Deus porque ele é bom, e tudo que ele toca prospera. 

Amém. 

Recomendação da leitura do texto escrito no livro de gálatas capítulo 5. Título:

 As obras da carne e os frutos do espírito. 



 





















Comments